Conheça as principais causas da disfunção erétil

Muitos homens ficam em dúvida sobre as causas da disfunção erétil. Isso porque, ainda existe certa resistência em falar sobre o assunto.

Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que pelo menos 15 milhões de brasileiros sofrem com esse tipo de problema. Mas a vergonha e falta de informação ainda faz muitos não procurarem por ajuda médica.

E nesse post, vamos explicar mais à fundo o que causa da disfunção erétil. Confira!!!

Quais são as causas da disfunção erétil?

A disfunção erétil pode ser causada por vários fatores, tanto físicos como emocionais. Muitos homens não sabem, mas uma ereção só acontece por conta de estímulos neurológicos, vasculares e do corpo cavernoso. Além disso, também depende de estímulos sensoriais e mentais.

Por conta disso, várias coisas podem gerar esse tipo de condição. Entre elas estão:

  • Vícios como tabagismo e alcoolismo;
  • Problemas cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Apneia;
  • Distúrbios hormonais, como a baixa produção do hormônio testosterona;
  • Insuficiência hepática.

Além disso, é preciso ter em mente que o que causa a disfunção erétil muitas vezes é uma doença. Ou seja, a dificuldade de manter uma ereção acaba sendo um sintoma.

Doenças que possuem a disfunção erétil como sintoma

Ao contrário do que muita gente pensa, nem todas as doenças que têm como um dos sintomas a disfunção erétil, são diretamente ligadas a sistema reprodutivo do homem. Na verdade, existem vários distúrbios que não tem qualquer relação com ele, mas que possuem esse sintoma.

É o caso, por exemplo, dos problemas cardiovasculares. A ereção masculina depende diretamente da circulação sanguínea.

É o sangue bombeado para os corpos cavernosos que ajuda o pênis a ficar ereto. Logo, se o homem não consegue manter a ereção, pode ser que a circulação sanguínea esteja prejudicada por conta de algum problema cardiovascular.

Outro distúrbio que tem a disfunção erétil como sintoma é o acidente vascular cerebral.

E claro que várias doenças do sistema reprodutivo também podem ter esse sinal. É o caso da Doença de Peyronie.

O que é a Doença de Peyronie e como ela é uma das principais causas da disfunção erétil?

A disfunção erétil também é um dos sintomas da Doença de Peyronie. Esse é um distúrbio caracteriza pelo surgimento de um de nódulo, palpável ou não, no pênis, que geralmente causa dor ao ser tocado.

Além disso, o paciente que sofre dessa doença também acaba tendo uma curvatura do pênis durante a ereção, que também pode ser acompanhada de dores intensas. Basicamente, o nódulo que surge no pênis acaba comprometendo a elasticidade dos corpos cavernosos, impedindo que eles expandam.

Esse tipo de distúrbio exige um procedimento cirúrgico, tanto para a retirada do tumor que está comprometendo a capacidade do pênis, como também para a recuperação do formato e tamanho do órgão reprodutor, por conta da curvatura ocasionada pelo nódulo.

Agora que você já sabe quais são as principais causas da disfunção erétil, não deixe de fazer consultas preventivas. Elas são fundamentais, uma vez que podem ajudar a identificar esse tipo de distúrbio precocemente, facilitando assim o tratamento.