Tratamentos para a

Crescimento Benigno da Próstata - HPB

O Crescimento Benigno da Próstata é um distúrbio que afeta muitos homens, principalmente após os 50 anos de idade. Ele pode gerar uma série de complicações no dia a dia, incluindo dificuldades para urinar, bem como vários outros problemas na bexiga.

Sobre a Crescimento Benigno da Próstata - HPB

Conheça mais detalhes

O Crescimento Benigno da Próstata, também conhecido pela sigla HPB, é um problema que afeta milhões de homens ao redor do mundo. Essa região do corpo masculino cresce naturalmente conforme o passar da idade. No entanto, quando esse crescimento acontece de forma exagerada, ele pode gerar consequências mais sérias para a saúde do homem.

Um dos grandes problemas para o tratamento do Crescimento Benigno da Próstata, bem como de outros distúrbios relacionados ao sistema urinário e reprodutor masculino, é a relutância dos homens em procurar ajuda.

Issa demora pode ocasionalmente gerar problemas na Bexiga, que pode ficar hiperativa (muita vontade de urinar e de forma frequente) ou deixa-la fraca, causando muita dificuldade de esvaziamento (jato fraco). Algumas dessas alterações podem ser tornar irreversíveis.

Entre os sintomas mais comuns do Crescimento Benigno da Próstata estão: esforço demasiado para urinar, não conseguir esvaziar a bexiga completamente, fluxo urinário fraco, aumento na quantidade de idas ao banheiro a noite, necessidade urgente de urinar.

Assim, uma das funções do acompanhamento anual com urologista é justamente monitorar esse tipo de sintomas. Muitos homens podem estar com quadros mais graves, mas, sentirem poucos sintomas. O urologista é capaz de identificar esses quadros e orienta-lo para resolução.

O Crescimento Benigno da Próstata pode sim ser tratado quando os medicamentos não fazem mais efeito. Existem vários tipos de tratamentos diferenciados que podem ser indicados conforme a necessidade de cada paciente. Contudo, é importante que um urologista faça uma avaliação completa do seu quadro para discutir qual a melhor alternativa. Afinal de contas, existem diferentes graus de gravidade desse distúrbio e diferentes limitações das técnicas disponíveis..

Principais tratamentos

O urologista irá realizar todos os exames e testes necessários para fazer um diagnóstico detalhado e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Um dos tratamentos possíveis para o Crescimento Benigno da Próstata é a Embolização das artérias prostáticas. Nesse procedimento, o paciente receberá uma anestesia local, não utilizará sondas e não permanecerá internado no Hospital.

Em seguida, um cateter será introduzido na virilha até a próstata. Serão injetadas então microesferas no seu organismo. Elas farão o fluxo de sangue diminuir no local, resolvendo assim o distúrbio.

Em algumas semanas a próstata voltará ao tamanho adequado, e você poderá urinar normalmente, sem dificuldades ou sofrimento. O tamanho mais adequado para indicação: próstatas acima de 80g e excelente para próstatas com mais de 140g.

Mais uma das formas de tratamento é o RTU Bipolar. Nessa técnica, é feito o ressecamento de parte do tecido prostático em excesso.

Ela é uma técnica muito padronizada e não exige uma intervenção cirúrgica tão drástica, podendo ser indicada para próstatas com até 140g . Além disso, esse método dispensa o uso de irrigação com substâncias tóxicas que limitavam o tempo operatório, como ocorre com a RTU clássica com bisturi elétrico monopolar.

Por isso esse tratamento é bastante indicado para próstatas muito grandes, com resultados muito satisfatórios. Em geral 2 dias de internação no pós-operatório.

Mais um dos tratamentos populares para o Crescimento Benigno da Próstata é o Green Laser. Ele se tornou muito popular no Brasil a partir de 2010.

Como na RTU bipolar todo o procedimento é feito pela uretra, e através dele são lançadas ondas de laser verde diretamente no tecido prostático. Muito indicado para pacientes em uso de anticoagulantes que não podem ser interrompidos. Apresenta, contudo, uma limitação de eficiência em relação ao tamanho da próstata, assim o Instituto Peyronie recomenda seu uso para próstatas com até 80g.

Por isso ele indicado para tratar Crescimento Benigno da Próstata. Em geral 1 dia de internação no pós-operatório.



Dr. Cesar Camara

Urologista e Andrologia - CRM 97363 / RQE 41803

O Dr. Cesar Camara possui graduação e doutorado pela USP, uma das mais renomadas instituições de ensino do país. Especializou-se e Urologia, atuando diariamente no tratamento de pacientes com Doença de Peyronie, Disfunção Erétil, Aumento Prostático e na prevenção de problemas do trato uro-genital.

Ao longo dos seus mais de 15 anos de experiência em urologia, Dr. Cesar especializou-se nos atendimentos e cirurgias visando a recuperação e no restabelecimento da qualidade de vida dos seus pacientes, especialmente no tratamento das Curvaturas Genitais, dos Casos Complexos de Prótese Peniana e nas Doenças da Próstata.

 

Reconhecido por uma atuação com qualidade de Nível Internacional, o Dr. Cesar Camara já foi membro do Departamento de Cirurgia do HCFMUSP,   atuou por mais de 7 anos como médico assistente-doutor do setor de Urologia do HC da Faculdade de Medicina da USP. Atua nos maiores e mais bem conceituados Hospitais da Capital Paulista e também atua em Doha no Catar.


Certificações

Títulos e Especializações

O Dr. Cesar Camara especializou-se em Urologia  pela Universidade de São Paulo – USP, onde também possui o Título de Doutor em Ciências. Ele também é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, da International Society for Sexual Medicine e da Sociedade Latino-Americana de Medicina Sexual. É membro frequente dos maiores congressos na área ao redor do mundo.

usp

Graduação e Doutorado pela Universidade de SP (USP)

sbu

Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia. Ex-Membro Titular.

issm

Membro da International Society for Sexual Medicine

eau

Membro da Sociedade Europeia de Urologia

Conheça mais

Matérias sobre Crescimento Benigno da Próstata - HPB

O crescimento benigno da próstata é uma condição que ocorre em muitos homens e que se não tratado da forma correta pode desencadear vários problemas de saúde. Saiba mais sobre o assunto lendo algumas das matérias abaixo: